postado em: 01/10/20 as 17:00, atualizado em: 01/10/20


Juiz de Rondônia é campeão do V Concurso de Fotografias da AMB


O juiz da comarca de Vilhena, Muhammad Hijazi Zaglout sagrou-se vencedor do V Concurso de Fotografias para magistrados. O evento é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e contou com a divulgação dos vencedores na noite da última quarta-feira (30), em cerimônia virtual realizada pelo aplicativo Zoom. A vitória garantiu o direito ao magistrado rondoniense a receber a inscrição gratuita no XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, previsto para acontecer em maio de 2021, em Salvador-BA. Além da inscrição, o magistrado campeão do concurso também terá as passagens aéreas e as despesas com hospedagens arcadas pela AMB.

Com a temática “A Alegria de Dentro para Fora”, magistrados de todo país encaminharam as fotografias que expressassem a alegria mesmo diante das adversidades e tomando como referência a vivência dos magistrados durante o período da quarentena causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19).

Ao todo foram 55 trabalhos inscritos, dos quais 40 foram classificados, mas somente três foram escolhidos para premiação e receberão ainda o troféu personalizado com a fotografia enviada e estampado com a colocação conquistada no concurso. “Gostaria de agradecer o apoio da diretoria da AMB por realizar esse concurso e devo dizer que atendeu plenamente aos objetivos porque foi um número recorde em todas as demais edições do concurso. Há uma imensa dificuldade para fazer a escolha das fotografias vencedoras e pontuarmos cada um dos critérios. Penso que todas as fotografias participantes poderiam tranquilamente figurar entre as três agraciadas, no entanto todo concurso tem que ter os vencedores pelos critérios estabelecidos. E pelas discussões que tivemos com os membros da comissão julgadora chegamos ao resultado divulgado”, afirmou o secretário da Secretaria Cultural da AMB, Kéops de Vasconscelos Amaral Vieira Pires que integrou a comissão julgadora ao lado dos magistrados: Thiago Brandão de Almeida (vice-presidente Cultural e Tecnologia da AMB); Lourenço Cristóvam Chemim (secretário-adjunto da secretaria de Cultura da AMB) e Sílvia Maria Baccarini (membro da secretaria cultural da AMB).

Com o tema “Pimentinha”, o juiz de Rondônia Muhammad Hijazi Zaglout fotografou a própria filha diante de três pequenas pimentas em cima de uma mesa que refletia a imagem da criança e dos objetos. A simplicidade da fotografia, aliada a criatividade chamou a atenção da banca examinadora. “A fotografia conseguiu sintetizar as circunstâncias muito próprias desse momento, principalmente o começo da pandemia quando vivenciamos um momento mais crítico. Passamos a frequentar mais a cozinha de nossas casas, nos aproximamos mais da família e estivemos imersos na gastronomia dada as circunstâncias do distanciamento social. A fotografia conseguiu sintetizar o que nós pensamos e sentimos nesse momento de quarentena e é com muito mérito que sagrou-se campeão”, avalia o vice-presidente Cultural e Tecnologia da AMB, Thiago Brandão de Almeida.

Por sua vez, o magistrado vencedor disse que conseguiu colocar em uma única imagem três coisas que gosta muito na vida: “a fotografia, a pimenta e a minha filha. Fico muito satisfeito não só por ter participado, mas também por ter ganho prêmio É uma oportunidade singular e espero que a AMB continue incentivando essa prática”, agradeceu o juiz rondoniense e campeão do concurso.

A solenidade online teve a participação do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), desembargador Alexandre Miguel, para o magistrado a vitória de um associado conterrâneo pode inspirar outro colegas rondonienses a participarem ainda mais dos eventos culturais da AMB. “É um grande orgulho ter como vencedor alguém da magistratura de Rondônia. Sabemos que na fotografia mais de 70% é técnica e habilidade do fotógrafo, os demais são fatores externos como iluminação, momento da foto e equipamento. O juiz Muhammad demonstrou muita aptidão na arte de fotografar e, sem dúvidas, a imagem tirada expressa muito o que nós magistrados temos sentido por conta desse isolamento social. É realmente uma foto muito bonita e que mereceu ser premiada”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus