postado em: 22/03/19 as 12:00, atualizado em: 22/03/19


EJE enaltece trabalho desenvolvido por magistradas na Justiça Eleitoral


Como forma de resgatar a memória da Justiça Eleitoral de Rondônia, a atuação das mulheres em diversos campos de trabalho e no exercício dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - foi enaltecida durante a exposição “Mulher em Evidência – Rondônia 37 anos”. A abertura da exposição aconteceu nessa quarta-feira (20), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Velho, na ocasião seis magistradas foram homenageadas pela Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia.

Entre as homenageadas estava a desembargadora aposentada, Zelite Andrade Carneiro. A magistrada ingressou em 1997 na carreira pelo quinto constitucional - após atuar como promotora e procuradora da Justiça – e se tornou a primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia entre 2010 e 2012. “Quando trabalhei como corregedora geral e vice-presidente do TRE entre 2002 e 2003, nós fundamos a EJE com a participação intensa e dedicada da assessoria. Tive a honra de apresentar à Corte eleitoral a proposta de Resolução que criou a Escola. É uma enorme satisfação saber que a EJE continua exercendo o seu papel institucional na formação continuada de magistrados e servidores. Posso afirmar que a Escola não existiria não fosse esse admirável empenho, pois o reduzido número de servidores e de orçamento seria um fomento ao desânimo. O evento de hoje demonstra o prestigio da EJE. As mulheres de Rondônia agradecem sensibilizadas à essas homenagens”, reforça.

Ao todo 45 mulheres receberam as condecorações pela realização de importantes trabalhos na política, advocacia, gestão pública, magistério, dentre outras atividades e funções de natureza pública. Além da desembargadora Zelite Andrade Carneiro, a Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia também prestou homenagens às desembargadoras Ivanira Feitosa Borges e Marialva Henriques Daldegan Bueno; e ainda, às juízas Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, Tânia Mara Guirro, e Sandra Maria Nascimento de Souza (póstuma).

O público que visitar edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia vai encontrar os resumos biográficos e fotografias de diversas personalidades femininas que colaboraram para a edificação da sociedade rondoniense expostos nos totens. A exposição tem como finalidade inspirar as novas gerações que buscam referências na luta contra preconceitos e discriminações de gênero.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus